A história de sucesso da Kotzias Tecidos em Florianópolis, que completou seu centenário em 10 de maio de 2010, começou a ser contada por volta de 1908, quando Anastácio Kotzias, em conjunto com mais uma horda de imigrantes, deixou a cidade natal de Kastelorizon, na Grécia, rumo ao Novo Mundo, trazendo em sua bagagem, várias peças de tecidos finos europeus e orientais. Após longa viagem, o navio aportou em Florianópolis, cidade que encantou Anastácio devido a semelhança geográfica com Kastelorizon, também situada em uma ilha.
O endereço da primeira unidade da empresa, inaugurada em 1910, foi a Rua Conselheiro Mafra. Anos depois a loja foi transferida para a Rua Felipe Schmidt, em prédio construído pela família e onde está até hoje. A empresa vem sendo administrada de pai para filho, atravessando gerações, sempre com foco na comercialização de tecidos de altíssima qualidade. Miguel Kotzias, auxiliado pela esposa Eudoquia, seguiu o trabalho de seu pai durante grande parte de sua vida e atualmente o negócio é administrado por sua filha Moscopia e o marido Djalma Aguiar, em conjunto com os filhos Guilherme e Patrícia. Uma nova loja foi inaugurada no Beiramar Shopping quando do lançamento do empreendimento.
Mas os negócios nem sempre foram alvissareiros. Nas últimas décadas foi necessário o enfrentamento de várias crises econômicas no país para sobreviver. A turbulência maior ocorreu em 1988, quando um incêndio destruiu totalmente a loja da Felipe Schmidt, trazendo prejuízos de toda ordem: econômicos, emocionais e culturais, tendo em vista que no sinistro foram queimados arquivos e fotografias históricos. Apesar de tudo, a família não desistiu do negócio, sendo atualmente a única empresa a comercializar tecidos importados sofisticados no sul do Brasil.
Ao completar os 100 anos, a trajetória da Kotzias Tecidos se confunde com a história social e da moda da capital catarinense. Desde os bailes de gala, grandes casamentos, festas de 15 anos, formaturas, em todos estes eventos, os tecidos da empresa sempre emprestaram seu brilho para compor as roupas das tradicionais famílias de Florianópolis. Renomados estilistas vem lançando mão dos tecidos em suas criações. E a Kotzias vem apoiando também os jovens, doando peças aos estudantes de moda da UDESC na composição de modelos para desfiles como o Donna Fashion.
As lojas da Kotzias Tecidos primam pelo atendimento especializado. Nas unidades, os estilistas da própria empresa prestam consultoria de moda aos clientes, orientando-os ao melhor resultado quanto a escolha correta levando em conta o tipo físico de cada um.
A história de sucesso da Kotzias Tecidos, que completou seu centenário em 10 de maio de 2010, começou a ser contada por volta de 1908, quando Anastácio Kotzias, em conjunto com mais uma horda de imigrantes, deixou a cidade natal de Kastelorizon, na Grécia, rumo ao Novo Mundo, trazendo em sua bagagem, várias peças de tecidos finos europeus e orientais.
Após longa viagem, o navio aportou em Florianópolis, cidade que encantou Anastácio devido a semelhança geográfica com Kastelorizon, também situada em uma ilha.